Hidróxido de Sódio

  • Sólido branco cristalino
  • Em solução, líquido transparente
  • Solúvel em água
  • Ponto de fusão – 318°C
  • Obtido a partir de síntese eletrolítica

Description

HIDRÓXIDO DE SÓDIO

É uma base forte, inorgânica e altamente corrosiva e tóxica. Se em contato com a pele pode causar queimaduras severas. Por isso o manuseio deste produto deve ser feito com EPI’s adequados.

Também conhecida como Soda Cáustica, não é encontrada naturalmente, tendo que ser produzida por meio de reação de eletrólise da salmoura (solução concentrada cloreto de sódio – NaCl) em água livre de impurezas que possam prejudicar sensivelmente a eficiência e o rendimento do processo produtivo.

Com larga aplicação, o Hidróxido de Sódio (NaOH) é usado principalmente como base química na fabricação e branqueamento de papel e celulose, de tecidos, e de sabão e detergentes por seu alto poder desengordurante, é utilizado em limpezas pesadas e domésticas, desentupimento de pias e ralos.

Também utilizado em indústrias químicas e petroquímicas, na metalurgia (na obtenção de alumina, para a indústria do alumínio), alimentos e biodiesel. Por sua alta reatividade é utilizado em reações químicas para obtenção de produtos.

Devido a alta capacidade corrosiva da soda cáustica, age destruindo a matéria orgânica e assim utilizada no tratamento de efluentes, tanto como agente alcalinizante, desestabilizando as cargas dos elementos tornando-os insolúveis e precipitáveis, como também pode ser utilizada como neutralizador corrigindo o pH.

Os hidróxidos de metais insolúveis formados pela reação da soda cáustica com os metais dos efluentes são fisicamente removidos através da decantação, como uma etapa no tratamento dos efluentes.

Por sua propriedade alcalina, o Hidróxido de Sódio é utilizado em torres lavadoras de gases, com a função neutralizar os gases ácidos liberados a partir de refino de produtos. A chamada torre de lavagem cáustica, é um dispositivo para controle da poluição dos gases que seriam liberados na atmosfera, projetados para utilizar as propriedades alcalinas da soda, operando com um fluxo de contracorrentes, de modo que o contato gás-líquido seja maximizado, transformando em substâncias neutras ou atóxicas.