Sulfato de Alumínio Isento de Ferro

Propriedades do Sulfato de Alumínio Isento de Ferro

  • Estado físico: Sólido granulado ou refinado
  • Cor: Branco a perolado
  • Odor: inodoro
  • Alumínio (como Al2O3): 15 – 17 %
  • Ferro (como Fe2O3): 0 – 0,4 %
  • Acidez livre (como ácido sulfúrico): 0 – 0,5 %
  • Alcalinidade livre (como Al2O3): 0 – 0,4 %
  • Resíduo insolúvel em água: 0 – 5,0 %

Descrição

SULFATO DE ALUMÍNIO

O sulfato de alumínio – Al2(SO4)3 – é utilizado em tratamento de águas e efluentes, auxiliando na decantação de partículas mais densas que a água por ação da gravidade. Também é utilizado em manufatura de papel, limpeza de piscina e ajuste de pH em águas.

A bauxita é o principal minério de alumínio encontrado na natureza. A formação deste minério resulta da decomposição de rochas alcalinas misturadas com outros minerais que contém também óxidos de ferro. A coloração avermelhada da bauxita é determinada através da concentração de ferro: rochas contendo 2% à 4% de óxido de ferro são as bauxitas brancas; rochas que possuam mais que 25%, são as bauxitas vermelha.

No processo para obtenção de alumínio, em que 5 toneladas do minério podem render 1 tonelada de alumínio puro, a bauxita é moída e mistura com solução de soda cáustica, aquecida sob pressão elevada e novamente adicionada solução de soda cáustica. Passando em seguida por sedimentação e filtragem, para que as impurezas sejam eliminadas.

O sulfato de alumínio é obtido através da reação entre o ácido sulfúrico (H2SO4) e o Hidróxido de alumínio (Al(OH)3), ou o alumínio (Al) em sua forma metálica pura.

O Sulfato de Alumínio apresenta ótimo desempenho na indústria têxtil como agente mordente no tingimento; na indústria de cimento como aditivo; nas indústrias de curtumes e químicas como matéria prima para obtenção de sais de alumínio; nas usinas de açúcar atua como purificador do melaço; também empregado em indústria de papel e celulose, sabão, ácidos graxos e na clarificação de óleos e gorduras.

Em tratamento de efluentes pode ser utilizado como agente coagulante na etapa de acidificação desestabilizando compostos solúveis, aglomerando partículas.

Pode ser utilizado como floculante fornecendo íons capazes de neutralizar cargas elétricas de maior parte do material coloidal existente na água, agregando peso, aderindo-se as impurezas sólidas em suspensão, promovendo a decantação, eliminando a sujicidade, tornando a água límpida.

O sulfato de alumínio pode ser encontrado em forma de pó fino ou granulado, e sob a forma líquida, em solução. O pH do composto em solução 10% é 4,0.