Abrandador de água Manual/Automático Remoção de Cálcio e Magnésio
Abrandador de água Manual/Automático Remoção de Cálcio e Magnésio é um equipamento que usa o processo de resinas de troca iônica.
As resinas iônicas são produtos sintéticos, que promovem a purificação da água a nível químico, com troca de íons contaminantes por íons inertes à solução.
Quando colocadas na água, as resinas de troca iônica poderão liberar íons sódio ou hidrogênio (resinas catiônicas) ou hidroxila (resinas aniônicas) e captar desta mesma água, respectivamente, cátions e ânions, responsáveis por seu teor de sólidos dissolvidos, indesejáveis a muitos processos industriais.
A dureza da água é uma forma de representar a concentração de íons cálcio e íons magnésio nela. Quanto mais Cálcio e Magnésio na água, mais dura ela é.
Águas muito duras apresentam como principal problema para uso industrial a facilidade de formação de incrustações (deposições/acúmulo) dentro de tubos e equipamentos. Essas incrustações podem inclusive entupir tubos e causar grandes transtornos operacionais.
Sendo assim, para diversas aplicações industriais é necessário que a água seja abrandada, ou seja, tenha a sua dureza reduzida.
Para isso, o abrandador Acqua Nobilis possui máxima eficiência na redução de dureza através da captura de íons Cálcio (Ca2+) e magnésio (Mg2+) da água a ser tratada.
Sua operação é bastante simples mesmo na configuração manual, mas também temos a opção de operação automatizada.
Durante a etapa de “Operação” a água dura entra no equipamento onde os íons Ca2+ e Mg2+ são capturados pelas resinas. Ao longo do tempo os sítios das resinas vão sendo preenchidos e será necessário realizar o processo de “Regeneração”.
No processo de “Regeneração”, será injetado no equipamento salmoura e todos os íons Ca2+ e Mg2+ capturados serão liberados no rejeito, tornando a resina apta novamente a realizar o processo de abrandamento.